Trader, o Trade-off e Custo de Oportunidade

19 fev

Tradeoff

Olá, Pessoal.

Em Economia existe dois conceitos (dentre vários) fundamentais para entender a racionalidade do indivíduo e como esse toma (ou deveria) tomar suas decisões.

  • Princípio 1: Todas as pessoas enfrentam Tradeoffs (Traders também!)

Nada é de graça (there`s no free lunch). Para conseguirmos algo que queremos, precisamos abrir mão de outra coisa que gostamos. A tomada de decisão envolve escolher um objetivo em detrimento de outro. No nosso dia-a-dia temos que tomar decisões o tempo inteiro. Se queremos estudar 1 hora de um assunto, temos que abrir mão dessa 1 hora fazendo outra coisa.  Se queremos casar, temos que abrir mão de estar solteiro. Se queremos emagrecer, temos que abrir mão de jungle food e por ai vai. Na vida de um trader, não é diferente. O principal tradeoff que realizamos é RISCO x RETORNO. Não é possível buscar maior retorno sem aumentar sua exposição ao risco. Não podemos almejar objetivos de lucratividade maior se não nos expormos diante de mais incerteza. Quando saímos da renda fixa e entramos na renda variável, estamos enfrentando um tradeoff. Estamos trocando a menor incerteza (volatilidade) e menor retorno por mais incerteza (volatilidade) em busca de maior retorno.

  • Princípio 2: O custo de alguma coisa é aquilo que você desiste para obtê-la. (Traders e o Custo de Oportunidade)

Como todos nós enfrentamos tradeoffs, a tomada de decisão exige comparar os custos e benefícios de possibilidades alternativas de ação. Nada é perfeito. Nem precisa ser! Basta ser melhor do que a suas alternativas. A célebre frase que diz: “mais vale um pássaro na mão do que dois voando“ é um exemplo típico. Você jamais poderia abrir mão da certeza deste na sua mão para buscar apenas 1 pássaro que está voando. Pois estaria trocando certeza que possui por incerteza, tendo os mesmos retornos possíveis. Pela mesma razão, não faz sentido pedir dinheiro emprestado a taxas fixas para investir a taxas variáveis. O custo de oportunidade de sair da renda fixa, é você não poder mais ter aquela rentabilidade certa. Ao abrir mão disso, você tem a possibilidade de ter retornos bem acima ou bem abaixo disso. Se o seu investimento deve ser comparado, será comparado a própria renda variável e não mais a renda fixa. Afinal, pares diferentes, escolhas diferentes, consequências diferentes.

Enfim…

Continuaremos a falar disso…

__________________________________________________________________________________________

Maiores referências aos conceitos abordados: Princípios de Microeconomia – N.G. Mankiw – 2009

4 Respostas to “Trader, o Trade-off e Custo de Oportunidade”

  1. Polly 11/09/2011 às 16:27 #

    Olá, estou no segundo semestre de Direito e estava procurando entender melhor sobre o custo de oportunidade, excelente artigo, super acessível para quem está iniciando seu conhecimento nas ciências econômicas. Parabéns e obrigada!

  2. Edna 19/09/2011 às 11:43 #

    também gostei,obrigada!

    • Arnoldin 26/09/2011 às 22:20 #

      Muito obrigado! Qualquer dúvida, estamos ai para ajudar!

  3. Franciane 28/03/2012 às 12:38 #

    Obrigada, pela resposta me ajudou muito pois o que o meu Profº de economia fala naõ consigo entender muito acho que aqui consegui identificar bem o que cada item faz dentro da economia

Deixe um comentário